IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do comércio cai 1,5% em dezembro, aponta FGV

PAULO WHITAKER
Imagem: PAULO WHITAKER

23/12/2014 08h24

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) recuou 1,5 por cento entre novembro e dezembro, atingindo 108,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

O resultado de dezembro é o segundo menor nível da série iniciada em março de 2010, superando apenas os 108,5 pontos de setembro último.

Em novembro, o Icom havia chegado a 110,6 pontos.

“O resultado de novembro mostra que o Comércio está extremamente insatisfeito com o desempenho deste final de ano, além de nutrir expectativas modestas em relação à possibilidade de recuperação consistente das vendas ao longo do primeiro semestre de 2015.”, afirmou em nota o Superintendente Adjunto de Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

Em dezembro, o Índice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 1,2 por cento, para 137,5 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 5,9 por cento frente a novembro, para 80,3 pontos.

O quadro vivido pelo Brasil é de crescimento baixo, inflação elevada e juros altos, que fragilizam uma retomada do comércio. As vendas no varejo brasileiro subiram 1 por cento em outubro sobre setembro, último dado disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas ainda foi insuficiente para representar recuperação mais sólida do setor.

(Por Juliana Schincariol; Edição de Cesar Bianconi)